Notícias Contábeis



4 formas de fazer promoções no seu negócio

12/02/2025
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Tem gente que só de ouvir a palavra “promoção” já quer comprar, independentemente do quê ou da necessidade. Faz sentido, uma vez que um dos efeitos esperados das promoções é esse: provocar o consumidor e, de preferência, fazer com que ele efetue a compra.

Um estudo da consultoria global McKinsey mostrou que uma promoção de vendas, quando tem informações bem gerenciadas por um processo de data analytics, tem potencial para aumentar a efetividade dos gastos entre 10% e 20%; incrementar o lucro anual entre 1% e 2 %; e aumentar as vendas entre 20% e 50%.

Como se vê, uma promoção não é apenas um desconto, mas uma estratégia de marketing para aumentar vendas, atrair clientes e até fortalecer a marca. “Quando bem planejada, ela melhora o fluxo de caixa, movimenta o estoque e traz outros tantos benefícios”, informa Michael Lopes D’Ávila, especialista em vendas e empreendedorismo.

“Além de estimular vendas imediatas, uma promoção também serve para desestabilizar a concorrência, aumentar a visibilidade da marca, engajar o público-alvo e testar a aceitação de preços”, complementa Áurea Helena Puga Ribeiro, professora e pesquisadora de Marketing da Fundação Dom Cabral (FDC).

Para D’Ávila, é sempre fundamental planejar muito bem uma promoção porque ela pode tanto liberar o estoque, trazer novos clientes e criar a urgência de consumir, quanto pode gerar frustração naqueles que pagaram preço cheio e fazer com que consumidores esperem para comprar só quando os preços baixarem.

Antes de planejar uma promoção, é bom conhecer, em detalhes, como funcionam as diferentes modalidades, segundo a professora Áurea Helena Puga Ribeiro, da FDC:

1. Estimular vendas imediatas
Desconto-relâmpago: ofereça descontos significativos em determinados produtos por um período bem curto, como “Happy Hour de Vendas”, com duração de duas horas. Objetivo: criar um senso de urgência para que os clientes realizem a compra por impulso.
Oferta “compre 1 e leve 2” ou “leve 3 e pague 2”: em um dia específico do mês ou da semana, incentive o aumento do tíquete médio com promoções do tipo “compre um produto e ganhe outro”. Objetivo: estimular o volume de vendas e a decisão de compra rápida.
Cupom de desconto instantâneo na finalização da compra: ofereça um cupom que possa ser utilizado na mesma compra, válido somente para aquele dia, incentivando a conclusão imediata do pedido. Objetivo: converter interesse em compra de forma rápida.

2. Desestabilizar a concorrência ou reagir a uma ação da concorrência
Campanha de contraoferta (beat the price): promova uma ação na qual a sua empresa “bate” o preço da concorrência, garantindo que o cliente pagará um valor inferior ou terá um benefício adicional se encontrar uma oferta melhor no mercado. Objetivo: atrair clientes que estão comparando preços e fidelizá-los com condições vantajosas.
Pacotes exclusivos com valor agregado: crie pacotes promocionais que combinem produtos ou serviços complementares com um preço total mais atrativo do que o praticado pela concorrência. Destaque benefícios exclusivos, como garantia estendida. Objetivo: oferecer uma proposta de valor que vá além do simples desconto e torne a oferta mais competitiva.

3. Aumentar a visibilidade da marca
Sorteios e concursos nas redes sociais: realize um concurso cultural ou sorteio em que os participantes precisem curtir, comentar e compartilhar a publicação da promoção para concorrer a um prêmio atrativo, como um kit especial ou um serviço exclusivo. No entanto, fique atento às regras do Ministério da Fazenda para promover sorteios nas redes sociais. Objetivo: ampliar o alcance da marca e aumentar o engajamento nas redes, gerando buzz.
Parcerias com influenciadores digitais: desenvolva uma campanha promocional em parceria com influenciadores que divulguem um código de desconto exclusivo para seus seguidores, associado à sua marca. Objetivo: aproveitar a audiência desses profissionais para aumentar a visibilidade e atrair novos clientes.
Eventos ou flash mobs temáticos: organize eventos ou ações de rua como intervenções urbanas ou flash mobs (aglomeração espontânea de pessoas em local público para um ato inusitado previamente combinado e que chame a atenção do público) temáticos que envolvam a comunidade e gerem cobertura na mídia e nas redes sociais, sempre vinculados a uma promoção especial na loja ou online. Objetivo: chamar a atenção do público e criar uma experiência inesquecível ligada à marca.

4. Engajar o público-alvo
Programa de fidelidade com gamificação: crie um programa de pontos onde os clientes ganhem recompensas à medida que interagirem com a marca, como realizar compras, participar de desafios ou compartilhar experiências nas redes sociais. Objetivo: incentivar a interação contínua e o engajamento com a marca, transformando clientes em seus defensores ativos.
Live stream com ofertas exclusivas: faça transmissões ao vivo nas quais os participantes possam acessar descontos exclusivos e participar de sorteios em tempo real. Objetivo: aproximar o público, promovendo interação direta e respondendo a dúvidas, além de oferecer vantagens exclusivas que incentivam a participação.
Campanhas interativas e customizadas: desenvolva ações em que o cliente possa escolher, por exemplo a próxima cor ou funcionalidade de um produto por meio de enquetes ou votações online, combinadas com ofertas especiais para os participantes. Objetivo: incluir o cliente no processo criativo da marca e engajar o público por meio de decisões que influenciam diretamente o produto/serviço.


Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Declaração de Imposto de Renda para Influenciadores Digitais

Criadores de conteúdo digital, como influenciadores e youtubers, precisam declarar os valores recebidos por meio da internet no Imposto de Renda, sempre que se enquadrarem nas regras de obrigatoriedade estabelecidas pela Receita Federal. Mesmo aqueles que recebem por meio de plataformas...

Ler mais