Notícias Contábeis



Conheça as ferramentas criadas para facilitar a vida do microempreendedor individual

29/08/2025
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

O governo federal, por meio do Ministério do Empreeendedorismo, das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (MEMP), lançou o MEI Conta com a Gente, uma iniciativa que conecta os microempreendedores individuais a contadores parceiros de suas regiões, que vão disponibilizar orientações por meio de uma plataforma digital. A ação se junta a outras estratégias desenvolvidas pelo Sebrae para atender a um universo de mais de 12,6 milhões de MEIs – que representam mais da metade dos pequenos negócios em funcionamento no país.

O programa MEI Conta com a Gente já registra empreendedores cadastrados em mais de 1,1 mil municípios e tem cerca de 160 mil acessos, segundo o ministério. A plataforma oferece atendimento em diversas etapas, como a formalização do MEI, resolução de pendências fiscais e cadastrais, apoio à gestão, acesso ao crédito e esclarecimento de dúvidas legais e tributárias.

Apoio do Sebrae

Os microempreendedores individuais são prioridade na atuação do Sebrae em todo o país. Por isso, a entidade tem uma série de ações e ferramentas que apoiam estes profissionais desde a gestão do seu pequeno negócio até a conquista de novos mercados. Confira as soluções criadas pelo Sebrae:

1) App Sebrae
O aplicativo tem o objetivo de possibilitar um atendimento personalizado aos empreendedores, além de ajudar em atividades, como gestão financeira e marketing. O App Sebrae apresenta uma vitrine de soluções da própria instituição e de parceiros com capacitações, conteúdos e funcionalidades como o acesso ao Boleto DAS para o MEI, oportunidades de negócios (Radar Sebrae), ChatGPT para a criação de posts para redes sociais, pesquisa de marca, dentre outras ações.

O aplicativo é gratuito e está disponível para telefones de sistema Android e iOS.

2) Planejadora Sebrae
Possibilita aos empreendedores uma análise dos indicadores financeiros antes de acessar o crédito, além de promover sustentabilidade e crescimento nos pequenos negócios por meio de planejamento financeiro estratégico. O recurso digital também pode contribuir para quem está iniciando a jornada empresarial e necessita de investimento para tirar a ideia do papel. A ferramenta integra as ações do Sebrae ligadas ao Programa Acredita, do governo federal.

3) Jornada MEI
O Sebrae tem um portal com conteúdos inteiramente voltados aos microempreendedores individuais. Lá a pessoa que quer se tornar MEI ou que já abriu a própria empresa vai encontrar o caminho para melhorar vários aspectos do dia a dia do negócio. Ao completar as trilhas de conhecimento, o empreendedor poderá ter acesso a benefícios exclusivos, como consultorias, bônus de desconto e mesmo acesso a linhas de crédito diferenciadas.

4) Conteúdos exclusivos
O Sebrae desenvolveu também uma série de vídeos com informações essenciais sobre o universo do Microempreendedor Individual. As produções estão condensadas em apenas 30 segundos, por isso o nome MEI Minuto. A proposta é simples e certeira: ajudar quem está iniciando a jornada empreendedora com pílulas rápidas de conteúdo.

5) Contrata + Brasil
O Sebrae é um dos parceiros da plataforma Contrata + Brasil, do governo federal, que cadastra microempreendedores individuais (MEI) para executarem pequenos serviços nas administrações públicas. Entre os serviços mais oferecidos estão os de instalação e manutenção de ar-condicionado, eletricista, pintor e encanador. Além de explorar as oportunidades disponíveis navegando pelo Contrata+Brasil, os microempreendedores individuais inscritos na ferramenta recebem, caso concordem, notificações automáticas pelo WhatsApp sempre que surgir uma oportunidade de trabalho no seu município.


Fonte: Agência Sebrae